No próximo dia 14 de maio, das 10h às 16h, será realizada a 2ª Rua Cidadã, uma iniciativa da Rede Social do Centro e da Câmara de Dirigentes Lojistas da Santa Ifigênia, uma parceria inédita em se tratando de ações sociais. O mutirão oferecerá uma série de serviços gratuitos à população em situação de rua, moradores da região e às pessoas que circulam pelo centro todos os dias. A ação terá atendimento ambulatorial, exames preventivos de saúde, corte de cabelo, atividades lúdicas com crianças, orientação jurídica, atendimento do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública Estadual, entre outros. Cerca de 300 voluntários participarão das atividades.
A novidade deste ano serão duas tendas de apoio à família. Uma delas será de acolhimento para familiares e dependentes de drogas que buscam atendimento e vagas para internação.
Em outra tenda, profissionais e conselheiros vão orientar sobre o combate e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, com disponibilização de cartilhas e encaminhamento de denúncias.
Quarta maior aglomeração urbana e 10º maior PIB do planeta, paradoxalmente São Paulo tem, de acordo com o Censo da População em Situação de Rua realizado em 2011, cerca de 14,5 mil pessoas nestas condições. Destas, mais de 55% encontram-se no centro.
A região da Santa Ifigênia, por sua vez, é o segundo maior polo de comércio eletrônico do mundo, perdendo apenas para Tóquio. A região da CDL-Santa Ifigênia abarca o maior número de empresas por metro quadrado do Brasil: são 15 mil em 45 quadras.
O fato de a Rua Cidadã acontecer na região da Santa Ifigênia, no centro da capital paulista é, portanto, emblemático. Afinal, apesar da pujança econômica e da importância da região na geração de emprego e renda para a cidade, a Santa Ifigênia concentra grande contingente de moradores de rua.
Data: 14/05 – Quarta-feira
Horário de atendimento: das 10 às 16 horas.
Local: Esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Santa Ifigênia