Inovações sustentáveis
A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) reapresenta, durante a 64ª Reunião Anual da SBPC, a casa de plástico.
A construção já havia feito sucesso na Expo Brasil Sustentável, feira da instituição que integrou a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho deste ano.
Com 35 metros quadrados, a casa de plástico – criada pela empresa Protensão Impacto – contém quatro inovações sustentáveis. São elas, o jardim vertical, chuveiro híbrido, bancos ecológicos e algodão agroecológico.
Na varanda fica o jardim vertical da Favo Verde, produto em formato de colmeia, feito em fibra de coco prensada, capaz de fixar vegetação plantada no sentido vertical e formar uma espécie de tapete verde.
Sua utilização melhora o microclima das cidades, pois além de ser um isolante termo-acústico, as plantas absorvem o gás carbônico, liberam o oxigênio e diminuem a temperatura ambiente.
Além do jardim, a parte externa da residência sustentável apresenta bancos de plástico ecológico produzidos pela Cetrel.
Banho ecológico
Já no banheiro, está exposto o chuveiro híbrido da Exatron, que pode ser utilizado em conjunto com aquecimento tradicional ou solar, proporcionando economia de energia e água.
O chuveiro híbrido possui quatro programas de temperatura, temporizador de sinalização, controle remoto e uma tela para mostrar o consumo de água, a vazão e o tempo do banho.
Por fim, no quarto, há produtos à base de algodão colorido agroecológico desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas pela Embrapa Algodão.