Na quarta-feira dia 9 de março o Colégio Cetés, da cidade de Suzano organizou a primeira Semana de Edificações, com a coordenação da Arquiteta Marci Iervolino, coordenadora do curso.
Apresentamos nossa proposta para construção sustentável, para um grupo de jovens receptivos e interessados na possibilidade de construir sem agredir o planeta.
Sugeri aos alunos que lessem a Carta da Terra – um dos documentos mais bonitos que eu conheço – e pesquisassem sobre construções com Adobe, Captação de Água de Chuva, Horta Doméstica e Reciclagem de Materiais, como blocos de pet, ou manta térmica de tetrapak.
Agradeço a receptividade, o respeito e o carinho com que a diretora Luzia Akemi Higuchi, a equipe de professores, funcionários e alunos receberam nosso trabalho.
O conteúdo da palestra está publicado neste blog e poderá ser utilizado, por qualquer pessoa que se interessar pelo assunto.
Terra, Nosso Lar
A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, está viva com uma comunidade de vida única. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.
(trecho da carta da Terra)
Muito Obrigada!
Arq. Míriam Morata Novaes