Nesta quinta-feira, 18 de outubro estive no Centro Paula Souza, para conversar com os alunos do período de tarde e noite sobre Construção Sustentável e apresentar o nosso projeto.
Apresentei alguns conceitos básicos de sustentabilidade e foquei o tema na construção civil, abordando principalmente os problemas e possíveis soluções para os impactos que esse segmento produz no planeta. Foram apresentadas algumas técnicas construtivas e pesquisas que estão sendo desenvolvidas, em busca de novos materiais e tecnologias.
O grupo da tarde, formado principalmente por adolescentes, mostrou interesse em conhecer melhor técnicas de construção com adobe (terra). Alguns jovens manifestaram interesse em trabalhar conosco, expliquei a eles que ainda não temos nossa sede e assim que conseguirmos uma área construiremos juntos, uma eco-escola para que alunos de várias escolas e moradores de comunidades carentes possam aprender antigas e novas técnicas de construção sustentável.
Nosso objetivo é trazer esses jovens para desenvolver materiais utilizando reciclagem de resíduos da construção civil, como gesso e entulho; fazer pesquisas de técnicas construtivas utilizando tecnologia limpa, bem como incorporar a premissa de respeito à natureza e do uso sustentável dos recursos naturais.
Conhecimento e ousadia não são suficientes para mudar os rumos da história, são necessários ética, generosidade e solidariedade. Vamos levar esse conhecimento e apoio para comunidades carentes e grupos de “excluidos”, para que todos tenham, pelo menos, uma chance de recriar a própria história.
…”a maléfica influência do modo de vida que a humanidade escolheu para seguir, promove uma grande pilhagem dos recursos naturais que nosso mundo tem a oferecer e, por isso mesmo, esse mesmo planeta que nos acolheu, tende a tentar “se livrar” de nossa presença como se fossemos um corpo estranho. Deixamos o planeta fraco e doente e, através de práticas danosas, provocamos a ira da mão natureza e encontramos a encruzilhada de nossas existências. Ou mudamos a forma como exploramos os recursos naturais, e passamos a viver a sustentabilidade ou pereceremos de forma brutal e imersos em nossos próprios resíduos.”
Carlos Abreu.
No período noturno, o grupo formado por professores e jovens que já trabalham na área mostrou maior interesse em tecnologias como painéis solares e energia eólica, bem como cobertura verde. Alguns professores presentes deram sugestões importantes para nosso projeto e pesquisas.
Agradeço à coordenação, aos professores e alunos que acolheram nosso trabalho com tanto respeito e carinho.
Muito Obrigada a todos!
Arq. Míriam Morata Novaes
desejo aprender construir casa de baixo custo adobe-cimento monolítica. podem me indicar curso?
Grata,
Renê.