O arquiteto japonês Shigeru Ban apresentou na sexta-feira, 13 de setembro, alternativas eficientes para construções urbanas, ao promover seu conceito inovador de uso de materiais renováveis e de baixo custo, como tubos de papelão e madeira.
Durante seminário no Rio de Janeiro, Shigeru Ban também avaliou o uso de materiais como bambu, concreto e aço na construção de casas e grandes edificações. “Não existe um material que seja melhor do que o outro, cada um tem sua viabilidade em situações diferentes”, afirmou o arquiteto, ao acrescentar que são bastante complementares a depender do efeito desejado.
Shigeru Ban, conhecido inclusive por seu trabalho voluntário em regiões afetadas por desastres em todo o mundo, também defendeu o uso eficiente de materiais renováveis em alojamentos de refugiados, os quais, com criatividade e inovação, podem ser feitos de forma eficaz e simples. Ele citou, por exemplo, a construção de tendas no Haiti ao custo de 15 dólares cada e de igrejas no Japão e na Nova Zelândia feitas de papelão.
Com a chegada dos grandes eventos esportivos no Brasil, notadamente a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ele ressaltou a necessidade de se pensar em construções eficientes que reflitam o caráter passageiro desses eventos, evitando assim gastos desnecessários de recursos e o desperdício de materiais.
Além de promover o debate sobre arquitetura eficiente, Shigeru Ban visitou o Brasil para tratar de uma possível cooperação com o governo brasileiro. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que fez os comentários finais do seminário, tal projeto envolveria o uso de madeira desmatada ilegalmente na Amazônia para projetos com a comunidade local, mas poucos detalhes foram mencionados.
Conheça mais obras desse arquiteto – http://www.shigerubanarchitects.com/works.html
www.onu.org.br
I read this post completely concerning the comparison of most recent and preceding technologies, it’s
remarkable article.